Os florais de Bach, são remédios compostos com essências extraídas das flores e plantas que podem ser utilizadas como tratamento complementar contra doenças e desequilíbrios emocionais.
São indicados para tratar emoções e para ajudar a equilibrar disfunções comportamentais, psíquicas e mentais, fortalecendo a relação e o equilíbrio às emoções, à mente e ao corpo.
Eles não têm efeitos colaterais nem contraindicações, podendo ser utilizados por todas as idades, até mesmo crianças e animais.
Essa medicação foi descoberta entre as décadas de 20 e 30 do século passado, pelo Dr. Edward Bach, patologista famoso de sua época, pouco conformado por não se ter medicamentos para as emoções, com uma visão do paciente mais ampla que apenas o corpo físico.
A terapia com florais é completamente natural e utiliza ao todo 38 tipos de fórmulas e essências, sendo que cada uma tem indicação diferente e pode ser tomada sozinha ou misturada dependendo dos sintomas ou emoções sentidas a serem tratados no momento.
Um dos princípios dos florais de Bach é que o estado emocional do indivíduo influencia o bem-estar físico, produzindo ou curando doenças.
Bach, observou as doenças e os doentes e chegou a conclusão de que os males se encaixam em 7 situação que formaram 7 grupos de remédios:
– Medo;
– Incerteza e inseguranças;
– Falta de interesse no presente, aqui se enquadram a depressão e as ansiedades;
– Solidão;
– Hipersensibilidade e influência de ideias externa;
– Desalento e desespero;
– Grupo de preocupação excessiva com os outros.
Em cima dessas personalidades foram criadas as essências que servem para praticamente todas as situações que devemos corrigir.
Entre as diversas terapias integrativas, o floral é o mais indicado para traumas, luto e é uma terapia continuada, ou seja, a terapia em casa.