A cromoterapia é a medicina da espiritualidade; praticamente todas as práticas de medicina ou terapias complementares e alternativas se utilizam desta prática, estando presente em diversos tratamentos nas mais variadas formas.
Cromoterapia, diferente do que se imagina, não é apenas o tratamento por cores, e sim pela vibração e pelo teor energético específico de cada cor.
O tratamento cromoterápico é um tratamento energético que restabelece a saúde dos diversos corpos sutis e do corpo físico.
Entre os tratamentos energéticos, a cromoterapia foi reconhecida como tratamento alternativo complementar funcional pela OMS – Organização Mundial da Saúde em 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde, indicando-a como um tratamento eficaz.
Seu uso é feito por aplicação de cores através das luzes, técnicas específicas, como por exemplo água solarizada e/ou imposição de mãos para a transferência energética através da vibração e produção anímica do terapeuta; a cromoterapia não apenas equilibra e transforma os chacras, o corpo energético e a psicosfera em torno de quem a recebe, como é uma terapia energética pontual de cura, ou seja, aplicada de maneira personalizada para alcançar a necessidade específica de quem a recebe, ela proporciona modificações no corpo físico, energético e emocional, para que o mesmo possa curar-se.
A cromoterapia apresenta os seguintes benefícios:
– Alinhamento e reposição energética, eliminando ou ajudando a sanar cansaço físico, mental e emocional;
– Insônia;
– Melhora no bem-estar físico e mental;
– Diminuição dos transtornos do sono; tais como insônia, paralisia do sono, pesadelos;
– Estimulação do Sistema Nervoso Central;
– Problemas com prosperidade afetiva;
– Problemas no campo profissional, como falta de proatividade;
– Promove a quebra de repetição do problema através do campo energético;
– Controle emocional;
– Ansiedade, estresse, angústia, medos, fobias;
– Transtorno de personalidade;
– Déficit de atenção;
– Agitação;
– Síndrome do pânico;
– Síndrome de ansiedade;
– Hiperatividade.
Devido aos seus benefícios, a cromoterapia pode ser utilizada para vários tipos de problemas não apenas de saúde, mas também emocional, energético, psíquico, mental e seu campo de atuação é abrangente.
Coisas práticas como febre, náuseas, diabetes, doenças psiquiátricas, hipertensão, transtorno afetivo sazonal, entre outras, é aconselhável a aplicação desta técnica.
O tratamento cromoterápico é feito como prática complementar, não devendo substituir o tratamento convencional indicado pelo médico.
Essa terapia também é indicada para crianças e para pessoas com necessidades especiais.